segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Análise do Livro - ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES

Fiz uma análise deste livro que foi publicado no Jornal do Commércio de Quarta-Feira 01/09/2010. Para ler a matéria no Jornal OnLine, clique aqui, porém é necessário ser assinante do Jornal para ler.


ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES
Como armazenar, gerenciar e proteger informações digitais



Gerenciar e proteger informações são atividades cruciais para o sucesso de uma empresa. Com certeza o maior ativo de uma empresa hoje são suas informações e os dados. Como armazenar, gerenciar, acessar, proteger, compartilhar estas informações? Estes são tópicos que esta obra trata e descreve com bastante clareza e com tecnologias de ponta com o objetivo final de usá-las para obter informações de forma rápida, segura e fácil para todos os usuários que a manipulam, seja ele um usuário técnico ou simplesmente um usuário final.

Durante a leitura, os autores explicam os princípios e os procedimentos de implementação de diferentes tecnologias utilizadas para armazenar e gerenciar informações de forma eficaz e sem desperdício de recursos além de levar o leitor a pensar na importância da informação e no perigo de perdê-la por tratamento inadequado.

No início do livro, o leitor aprende sobre o crescimento da informação e seus desafios, a evolução e maneiras de utilizar sistemas de armazenamentos em diversos tipos de ambientes além de entender a evolução e a importância dos dados, aprende que dados e informações são itens diferentes e apresentam os sistemas de armazenamento inteligente.

Na segunda parte do livro, são apresentados as Opções e Protocolos de Armazenamento como a importantíssima arquitetura de armazenamento SCSI - Small Computer System Interface, Fibre Channel, DAS – Direct-Attached Storate, SAN – Storage Area Network, NAS – Network-Attached Storate e a mais recente evolução das arquitetura de armazenamento: IP-SAN – Internet Protocol SAN que é uma convergência de tecnologias usadas em SAN e NAS. Um capítulo inteiro é destinado a a Virtualização de Armazenamento de dados e formas de virtualização.

Logo a seguir, os autores tratam da continuidade dos negócios e descrevem tópicos como métodos de backup e restauração de dados, tecnologias utilizadas, topologias de backup desde o mais tradicional backup em disco até a utilização de fitas magnéticas, bibliotecas de fitas virtual e física. Outros tópicos abordados são: Pontos Críticos, Pontos Únicos de Falha (SPOF), Sistemas Tolerante a Falhas, Análise de Impacto no Negócio, Replicação Local e Replicação Remota de Dados.

Ao final do livro, os tópicos Segurança e Administração são detalhados. A importância de Técnicas de proteção a Infraestrutura de Armazenamento para combater a tríade de riscos (bens, ameaças e vulnerabilidades) e implementações de segurança em redes de armazenamento SAN, NAS e SAN IP são detalhados. Em relação ao Monitoramento, os autores trazem exemplos de como monitorar alguns ambientes e explicam atividades de gerenciamento de disponibilidade, capacidade, desempenho e segurança.

Como o livro é uma publicação oficial da EMC2 é lógico que os produtos da empresa são apresentados como solução para os diversos problemas apresentados. A EMC Corporation é líder no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias e soluções em infraestrutura de informações.

Um livro voltado para um segmento de mercado em franca expansão e de extrema importância além de servir de guia preparatório para o exame Information Storage and Managment E20-001, necessário para a certificação EMC Proven Professional Associate.

Dailson Fernandes

Um comentário:

  1. Ola,

    estou realizando meu tcc de redes de computadores no assunto desse livro e gostaria de orientaçoes acerca do assunto.

    ResponderExcluir